de 1º a 20 de
Novembro de 2024
Horário de funcionamento: 10h às 20h
Praça da Alfândega - Porto Alegre - RS

A septuagenária Feira do Livro de Porto Alegre terá umaprogramação diversa e para todos os públicos

Encontro com autores, lançamento de novas obras, oficinas literárias, entre outras atrações esperam os gaúchos

A Feira do Livro de Porto Alegre, em sua 70ª edição, contará com uma vasta e diversa programação. Criança, jovem, adulto: são inúmeras atrações literárias para todos os gostos. Mais de mil autores e mais de 700 sessões de autógrafos são esperados de 1° a 20 de novembro, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Na área infantil e juvenil, são 45 escritores nacionais e 44 gaúchos. Já na programação para os adultos, serão 270 escritores gaúchos, 29 nacionais e 13 autores internacionais. Entre as atividades, os visitantes poderão prestigiar encontros com autores, oficinas literárias, saraus, além de uma programação de música, shows e teatro.

Para a coordenadora da programação para adultos, Sandra La Porta, a Feira é democrática e ampla: “A literatura reina, como sempre, mas também serão abordados filosofia, história, saúde, cuidado, sustentabilidade. Há também a curadoria inédita da escritora de Lilian Rocha, sobre cultura e literatura negra. E as oficinas, que são um luxo que o público gosta demais, serão 21 no total, com inscrições gratuitas e por ordem de chegada”

Sandra também falou sobre o evento ser um marco de alegria após eventos tão traumáticos que a cidade passou: “a praça será invadida não por água, desta vez, mas por livros e por cultura e por encontros”, celebrou.

Diversas atrações

Haverá um encontro com o patrono do evento, o escritor Sergio Faraco, no dia 03/11, às 16h30, no Espaço Força e Luz. Ao convidar amigos para uma conversa descontraída sobre a carreira e produção literária, Faraco falará sobre suas influências, desafios e a paixão que guia a sua obra, oferecendo ao público uma visão íntima de seu processo criativo.

No dia 05/11, a mentora de carreira e negócios, Bárbara Hedler, falará sobre o livro 21 dias – que conta a experiência da autora ao explorar as trilhas que levam ao Campo Base no Monte Everest, na Ásia – no Espaço Força e Luz. Já para aqueles que buscam mais conhecimentos para um caminho saudável, no dia 06/11, às 17h30, o evento recebe a escritora Bela Gil para um bate-papo no Teatro Petrobras Carlos Urbim.

Para os apaixonados por futebol, no dia 07/11, às 16h30, no Espaço Força e Luz, os escritores Lúcio Humberto e Arthur Telló irão entreter o público com uma coletânea de crônicas sobre o esporte. No dia 08/11, inicia o “Ciclo Preto Sou” que promoverá vários encontros dentro da programação com debates, oficinas e teatro sobre a cultura e a literatura negra.

A espiritualidade e a poesia ganham espaço no dia 09/11, com a presença da renomada mestra zen Monja Coen, ao lado do poeta Fabrício Carpinejar, para uma reflexão sobre o amor. O encontro acontece às 17h30 no Teatro Petrobras Carlos Urbim.

No dia 12/11, os povos originários terão uma programação especial com a palestra “Raízes sustentáveis – diálogos entre literatura e ecologia indígena”, com a presença de Auritha Tabajara, Daniel Munduruku, Yaguarè Yamã e mediação de Raquel Kubeo, no Teatro Petrobras Carlos Urbim.

Agora se o assunto são conversas femininas, a escritora Claudia Tajes e a psicanalista Diana Corso se encontram para um papo irreverente sobre as várias cartas trocadas no livro Da sempre tua. Com mediação da jornalista Tânia Carvalho, a atração será no dia 13/11, às 17h30, no Auditório Barbosa Lessa.

No dia 16/11, entra em cena o debate sobre os dez dias de conversas e testemunhos entre o jornalista Fabián Restivo e o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, que resultaram em um livro que relaciona muitos temas em sua profundidade: a vida, o amor, a natureza, a militância, a juventude, o cotidiano. O encontro poderá ser assistido às 15h30, no Auditório Barbosa Lessa.

A programação também contará com a análise das dimensões psicanalíticas do recém-lançado livro A morte e o cavaleiro do rei, do prêmio Nobel de Literatura Wole Soyinka, em uma roda de conversa que unirá os nomes Adriano Migliavacca, Cintia Lang, Lúcia Bins Ely, Evandro Luciano, Lucas Oliveira e Eliane Marques. O debate poderá ser visto às 14h, do dia 20/11, no Auditório Barbosa Lessa.

Programação infantojuvenil

Uma infinidade de possibilidades esperam as crianças e os jovens durante os dias de programação da Feira do Livro de Porto Alegre. Terá contação de histórias clássicas, folclóricas, africanas, indígenas, exibição de filmes, oficinas diversas, encontro com autores, poesia e muito mais.

As nossas bibliotecas são plurais? Para abordar o assunto, a Feira promoverá um dia reservado a esse debate, em 13/11 a partir das 9h. O ponto alto do dia será com a palestra “Protagonismo da literatura indígena na construção das bibliotecas plurais”, das 14h30 às 17h, com a presença de Lúcia Morais Tucuju e Eva Potiguara.

Haverá também espaço para que os aspirantes a autores promovam as suas próprias sessões de autógrafo. A Feira promove diversas atividades em parceria com as escolas – e para aquelas que ainda não garantiram o agendamento, basta enviar e-mail para visitacaoescolar@gmail.com.

Segundo a coordenadora da programação infantil e juvenil do evento, Sônia Zanchetta, é mais uma grande oportunidade para difundir a literatura para as novas gerações: “Este ano teremos cerca de 100 escritores, ilustradores e quadrinistas de renome estadual e nacional na programação da Área Infantil e Juvenil da Feira. Em agosto, abrimos o agendamento escolar, para que os professores tivessem tempo de promover a leitura de obras de autores convidados. Seu comprometimento é essencial para que os encontros com seus alunos sejam prazerosos e produtivos e para que alcancemos nosso objetivo de colaborar para a formação de leitores literários”, afirma.

Autores internacionais

A escritora argentina Claudia Piñeiro, do romance Tuya, entre outras obras, terá um encontro com os leitores no dia 10/11, às 17h30, no Auditório Barbosa Lessa. Dolores Reyes, de Buenos Aires, também fará sua participação na programação com a palestra “Horror no cotidiano – literatura contemporânea”. Entre as suas obras, está o romance Cometierra, que foi traduzido para o português em 2024 e será autografado durante a sua participação. O encontro ocorrerá no Espaço Força e Luz, no Auditório Barbosa Lessa, no dia 15/11, às 15h30, e contará com a participação das autoras Irka Barrios e Verena Cavalcante.

Sobre a Feira

A Feira do Livro de Porto Alegre é realizada pela Câmara Rio-Grandense e conta com o patrocínio Master do Banrisul, banco oficial da Feira do Livro e da Petrobras – patrocinadora do Teatro Petrobras Carlos Urbim. Patrocínio: Gerdau, Grupo Zaffari, CEEE Grupo Equatorial, Caixa e Sulgás. Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre, SZ Working e Senado Federal. Parceiro de tecnologia: RL Net e Procempa. Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Media Partners: Eletromidia. Apoio Cultural: Edições Câmara, Assembleia Legislativa do RS, Banco dos Livros, Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, ESPM, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Embaixada da Suécia, Prefeitura de Guaíba, Panvel, Versa Partner, Kodex, Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Master Hotéis, Cisne Branco e Espaço Força e Luz. Apoio institucional: Feevale, Bibliex, Uniritter, BRDE e Aliança Francesa. Estado convidado: Estado da Paraíba. Espaço cedido: Clube do Comércio, Espaço Cultural dos Correios e Memorial do RS.