de 1º a 20 de
Novembro de 2024
Horário de funcionamento: 10h às 20h
Praça da Alfândega - Porto Alegre - RS

Patrono Sérgio Faraco lança Digno É o Cordeiro – Memória de um Ano na Feira do Livro de Porto Alegre

Obra conta a experiência do escritor ao ser perseguido pela ditadura militar quando retornou da União Soviética, em 1965

O domingo de calor na capital gaúcha levou muitos visitantes até a Praça da Alfândega. Durante todo o dia, os leitores percorreram as bancas e prestigiaram as atividades culturais e as sessões de autógrafos.

O lançamento do novo trabalho do escritor Sérgio Faraco foi um dos destaques da programação deste domingo. A obra Digno É o Cordeiro – Memória de um Ano é uma continuação de Lágrimas na Chuva (2002).

Faraco compartilhou seus sentimentos sobre o lançamento do livro no ano em que ele é o patrono da 70ª Feira do Livro. Comentou que seus leitores tinham muita expectativa pela continuidade do relato iniciado em Lágrimas na Chuva — que narra suas experiências na União Soviética, em Moscou. Em Digno É o Cordeiro, o autor traz o lado doloroso de seu retorno ao Brasil.

“Acredito que, para mim, também é muito importante dar voz a essas experiências, e a minha condição de patrono intensifica isso. Eu nem sabia que seria patrono, mas sendo patrono e considerando a relevância deste momento, não só por marcar o aniversário, mas também por representar uma continuidade após a tragédia que encontrei, isso me motiva ainda mais”, destaca o escritor.

Quatro vezes agraciado com o Prêmio Açorianos de Literatura, Faraco já teve contos publicados em mais de dez países, como Alemanha, Argentina, Bulgária e Chile.

Os bastidores do Almanaque da Feira do Livro 2024: 70 anos

Outro destaque da tarde foi o bate-papo com o jornalista Rafael Guimaraens sobre a produção do livro que conta os 70 anos da Feira do Livro de Porto Alegre.

O Almanaque destaca as curiosidades sobre o evento literário, apresenta quem faz parte da organização, quais foram os títulos mais vendidos e os cartazes que marcaram cada edição. Também é possível relembrar os patronos, os presidentes da Câmara Rio-Grandense do Livro e testar os conhecimentos por meio de atividades como cruzadinha e caça palavras. 

Na Feira do Livro, a obra pode ser adquirida com um desconto especial por apenas R$ 50. O almanaque tem 284 páginas, fotos históricas e atuais e ilustrações de Edgar Vasques, Santiago, Pablito e Sampaulo.

A 70ª Feira do Livro de Porto Alegre vai até o dia 20 de novembro, na Praça da Alfândega, com programação diária, sempre das 10h até às 20h.

Sobre a Feira

A Feira do Livro de Porto Alegre é realizada pela Câmara Rio-Grandense e conta com o patrocínio Master do Banrisul, banco oficial da Feira do Livro e da Petrobras – patrocinadora do Teatro Petrobras Carlos Urbim. Patrocínio: Gerdau, Grupo Zaffari, CEEE Grupo Equatorial, Caixa e Sulgás. Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre, SZ Working e Senado Federal. Parceiro de tecnologia: RL Net e Procempa. Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Media Partners: Eletromidia. Apoio Cultural: Edições Câmara, Assembleia Legislativa do RS, Banco dos Livros, Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, ESPM, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Embaixada da Suécia, Prefeitura de Guaíba, Panvel, Versa Partner, Kodex, Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Master Hotéis, Cisne Branco e Espaço Força e Luz. Apoio institucional: Feevale, Bibliex, Uniritter, BRDE e Aliança Francesa. Estado convidado: Estado da Paraíba. Espaço cedido: Clube do Comércio, Espaço Cultural dos Correios e Memorial do RS.