A literatura como ferramenta de transformação: jovens da Fase participam da 70ª Feira do Livro
Ação é uma extensão do projeto “A Feira vai à Fase”, em que autores visitam a Fundação Socioeducativa
Cerca de 20 jovens de diferentes regionais da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul, a Fase, participaram de atividades na Feira do Livro nesta quarta-feira (13).
Os adolescentes bateram um papo com a Nathy, a MC Poeta Desperta, que aborda temas como identidade, cultura e resistência negra em seus encontros e livros. A autora — que também é destaque no slam, um tipo de poesia falada — tratou da importância da superação e a relação com literatura e escrita.
A presença dos socioeducandos faz parte do projeto “A Fase vem à Feira”, uma extensão de um programa que começou em 2002 com a participação de autores nas unidades da Fase, e ao longo do tempo foi evoluindo. Há cerca de oito anos, passou a incluir o “Dia da Fase” dentro da Feira do Livro de Porto Alegre.
“Fica o agradecimento à Feira do Livro por esse espaço tão bacana, que permite que os jovens consigam aprender e passar seus aprendizados adiante, através do livro lançado com textos deles”, destacou o presidente da Fase, José Luiz Stédile.
IV Levando a Feira do Livro ao Sistema Prisional
Também nesta quarta-feira, apenados de 45 unidades prisionais do Rio Grande do Sul participaram da 4ª edição do Levando a Feira do Livro ao Sistema Prisional. Por meio de videoconferência, cerca de 450 detentos tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória e a obra de Otávio Júnior.
Nascido em 1983 no subúrbio do Rio de Janeiro, Otávio Júnior é escritor, ator, contador de histórias e produtor teatral. Escreve livros ilustrados, contos, roteiros de histórias em quadrinhos e poesias infantojuvenis. Em 2007, criou o projeto “Ler é 10 – leia favela” para aproximar crianças de zonas populares do livro e da leitura. No ano de 2020, recebeu o prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil pela obra “Da minha janela”.
Em sua palestra, Otávio ressaltou o poder da literatura de transformar vidas. “Antes de serem apresentadas à literatura, o comum é que essas pessoas não tenham sonhos ou achem impossível realizá-los. Ler amplia a visão de mundo e fortalece o desejo de realizações”, afirmou.
O Levando a Feira do Livro ao Sistema Prisional é um programa desenvolvido pelo Departamento de Políticas Penais da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo em parceria com o Departamento de Tratamento Penal da Polícia Penal. Destinado exclusivamente a apenados, tem o objetivo de promover a educação continuada, por meio de rodas de leitura e ensino regular.
Um bate-papo com Claudia Tajes e Diana Corso
Nesta quarta-feira, a escritora Claudia Tajes e a psicanalista Diana Corso se encontraram para um bate-papo sobre a obra Da sempre tua, que escreveram juntas. O livro é uma correspondência entre as personagens C. e D., criadas pelas autoras, que ora se confundem com suas próprias vivências, ora se distanciam delas.
Beatles na Feira do Livro
Para encerrar a tarde, a Feira do Livro recebeu o espetáculo Beatles in Concert, que traz os principais arranjos criados pelo grupo e gravados em Abbey Road, Londres. Com Ayres Potthoff na flauta, Daniel Wolff no violão e Rodrigo Alquati no violoncelo, o trio realiza o projeto Beatles em Concerto há 30 anos, trazendo uma versão especial das músicas do grupo britânico.
Sobre a Feira
O evento é realizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro e ocorrerá entre os dias 1º e 20 de novembro. O patrono desta edição é o escritor Sergio Faraco. A 70ª Feira do Livro de Porto Alegre conta com o patrocínio Master do Banrisul, banco oficial da Feira do Livro e da Petrobras – patrocinadora do Teatro Petrobras Carlos Urbim. Patrocínio de Gerdau, Grupo Zaffari, Ceee Equatorial, Caixa e Sulgás. Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre, SZ Working e Senado Federal. Parceiro de tecnologia: RL Net e Procempa. Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Media Partners: Eletromidia. Apoio Cultural: Edições Câmara, Assembleia Legislativa do RS, Banco dos Livros, Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, ESPM, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Embaixada da Suécia, Prefeitura de Guaíba, Panvel, Versa Partner, Kodex, Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Master Hotéis, Cisne Branco e Espaço Força e Luz. Apoio institucional: Feevale, Bibliex, Uniritter, BRDE e Aliança Francesa. Estado convidado: Estado da Paraíba. Espaços cedidos: Clube do Comércio, Espaço Cultural dos Correios, Memorial do RS, auditório do SindBancarios, auditório da Livraria Paulinas e Biblioteca Pública do Estado.