Almanaque conta os 70 anos de história da Feira do Livro de Porto Alegre
Obra escrita por Rafael Guimaraens foi lançada neste sábado (2)
Os fatos que marcaram a história do estado, do país e do mundo são relembrados pelo jornalista Rafael Guimaraens no livro que conta a história dos 70 anos da Feira do Livro de Porto Alegre, lançado na tarde deste sábado (2), na Praça de Autógrafos Gerdau.
O Almanaque da Feira do Livro 2024: 70 anos destaca as curiosidades sobre o evento literário, apresenta quem faz parte da organização, quais foram os títulos mais vendidos e os cartazes que marcaram cada edição. Também é possível relembrar os patronos, os presidentes da Câmara Rio-Grandense do Livro e testar os conhecimentos por meio de atividades como cruzadinha e caça palavras.
Na Feira do Livro, a obra pode ser adquirida com um desconto especial por apenas R$ 50. O almanaque tem 284 páginas, fotos históricas e atuais e ilustrações de Edgar Vasques, Santiago, Pablito e Sampaulo. “O Almanaque tem o importante papel de manter viva a memória de um evento tão importante para a nossa cultura e literatura como é a nossa Feira do Livro”, destaca o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur.
“O Almanaque revela a evolução da Feira, que começou como um evento de negócios e foi incorporando pautas culturais, sociais e ambientais ao longo dos anos. Hoje, é um evento completo e diverso, mostrando todo o crescimento cultural que adquiriu ao longo de sua trajetória”, destaca o jornalista e autor da obra, Rafael Guimaraens.
Quem são as Dandaras de Hoje?
Outro destaque da programação deste sábado foi o bate-papo ‘Quem são as Dandaras de hoje?’. A curadora de Literatura e Cultura Negra da Feira do Livro, Lilian Rocha, mediou uma conversa com a escritora Jarid Arraes, autora de As Lendas de Dandara e Heroínas Negras Brasileiras, e com a cantora Nina Fola
“Iniciamos muito bem, com muita poesia com Taiasmin Ohnmacht e a trajetória de Jarid Arraes, pontuada com as histórias das Dandaras do passado e do aqui e agora”, destaca a escritora Lilian Rocha.
A 70ª Feira do Livro de Porto Alegre vai até o dia 20 de novembro, na Praça da Alfândega, com programação diária, sempre das 10h até às 20h.
Sobre a Feira
A Feira do Livro de Porto Alegre é realizada pela Câmara Rio-Grandense e conta com o patrocínio Master do Banrisul, banco oficial da Feira do Livro e da Petrobras – patrocinadora do Teatro Petrobras Carlos Urbim. Patrocínio: Gerdau, Grupo Zaffari, CEEE Grupo Equatorial, Caixa e Sulgás. Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre, SZ Working e Senado Federal. Parceiro de tecnologia: RL Net e Procempa. Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Media Partners: Eletromidia. Apoio Cultural: Edições Câmara, Assembleia Legislativa do RS, Banco dos Livros, Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, ESPM, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Embaixada da Suécia, Prefeitura de Guaíba, Panvel, Versa Partner, Kodex, Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Master Hotéis, Cisne Branco e Espaço Força e Luz. Apoio institucional: Feevale, Bibliex, Uniritter, BRDE e Aliança Francesa. Estado convidado: Estado da Paraíba. Espaço cedido: Clube do Comércio, Espaço Cultural dos Correios e Memorial do RS.