de 27 de outubro a
15 de novembro de 2023
Horário de funcionamento: 10h às 20h
Praça da Alfândega - Porto Alegre - RS

Bate-papo com Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório lota Espaço Petrobrás Carlos Urbim e marca programação de feriado da Feira do Livro

Encontro teve a mediação da escritora Nathallia Protazio

A chuva e o vento não foram capazes de impedir uma intensa participação do público neste feriado (2) na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre.

O Espaço Petrobrás Carlos Urbim ficou lotado para o encontro com os escritores Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório, mediado por Nathallia Protazio. Com o tema ‘Conversas Inspiradoras’, os autores de Torto Arado (editora Todavia, 2019) e Salvar o Fogo (editora Todavia, 2023), O Avesso da Pele (editora Companhia das Letras, 2020) e Pela hora da morte, (editora Jandaíra, 2022), respectivamente, debateram sobre literatura, questões sociais históricas e as obras de cada um.

“A leitura mudou a minha vida. A coisa mais transgressora que eu fiz foi ser leitor”, afirmou Tenório. Embora atribua aos livros a sua ascensão, o autor fez uma ressalva: “não acho que a literatura deva nos ensinar alguma coisa. Ela [literatura] vai te provocar algumas questões, mas não vai oferecer respostas. Deve nos dar vontade de viver outras vidas, outras experiências”.

Para Itamar, a literatura é o local em que se busca referências e que é impossível dissociar dela o lugar em que nasceu. “Elas aparecem como algo que não posso escapar. É difícil que o nordeste saia de mim”, destacou. O autor premiado nacionalmente ainda ponderou que os livros deveriam ser mais acessíveis no país. “Para mim, deveriam estar em todos lugares”. A 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre ocorre até o dia 15 de novembro. Serão realizadas ao longo dos dias 650 sessões de autógrafos, sendo 46 coletivas e 604 individuais. Nos três primeiros dias do evento, mais de 32 mil livros foram vendidos, o que representa um aumento em relação ao mesmo período do ano passado. Mais informações sobre a Feira podem ser consultadas no site https://feiradolivro-poa.com.br/ .

Projeto Feira vai à escola

Pelo terceiro ano consecutivo, a Feira do Livro de Porto Alegre realiza o projeto ‘A Feira vai à Escola’, que tem como objetivo aproximar estudantes de escritores e promover interação social. O tema desta edição é ‘a literatura dos povos originários na escola: uma conversa sobre ancestralidades”. No total, cinco escolas voltadas à formação de professores serão visitadas pelos autores indígenas Lúcia Tucuju, Auritha Tabajara, Vangri Kaingang, Cristino Wapichana e Yaguaré Yamã. Nesta quarta-feira (1º), alunos do Instituto de Educação Princesa Isabel, de Cachoeirinha, tiveram a oportunidade de estar com Tucuju para aprender sobre a cultura indígena.

Sobre a Feira

A 69ª Feira do Livro de Porto Alegre conta com o patrocínio Master da Vero (Banrisul Pagamentos) e Petrobras — patrocinadora do Espaço Petrobras Carlos Urbim. Patrocínio de Gerdau, Prefeitura de Porto Alegre, Grupo Zaffari, Sulgás, Correios, Governo Federal e Caixa. Parceiro de tecnologia: RL Net e Procempa Correalização: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Apoio Institucional Sebrae e Câmara Municipal de Porto Alegre. Media Partners: Eletromidia Apoio Especial: SZ Working, Assembleia Legislativa do RS, Nescafé e Skeelo., Apoio Cultural: Banco dos Livros, Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, ESPM, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Instituto Goethe, NORLA, Embaixada da Noruega, Senado Federal, Panvel, Versa Partner, Kodex, FNDE, Master Hoteis, CEEE Equatorial, Bibliex, Bringer e Espaço Força e Luz. Espaço cedido: Espaço Cultural Correios, Memorial do RS.