de 27 de outubro a
15 de novembro de 2023
Horário de funcionamento: 10h às 20h
Praça da Alfândega - Porto Alegre - RS

Encontro com escritora portuguesa e bate-papo sobre games e literatura mobilizam programação da Feira do Livro

Evento literário e cultural segue com atividades gratuitas até o dia 15 de novembro

Faltando uma semana para o final da Feira do Livro de Porto Alegre, o evento segue mobilizando o público na Praça da Alfândega e nas atividades literárias e culturais, que têm acesso gratuito. Foi o caso desta quarta-feira (8), que teve literatura portuguesa e games como destaque.

Hoje, novamente foi possível ver intensa participação escolar, com turmas de crianças e adolescentes aproveitando a programação infantil e juvenil. Nessa área, um dos destaques do dia foi a conversa com a escritora e desenhista Shirley Souza no Espaço Jovem Banrisul Vero, sobre games e a literatura. A autora relatou que escrever um roteiro de jogo digital requer criatividade e que a leitura de livros gera repertório de ideias e possibilidades. “Existem games que têm mais de 200 horas de histórias jogáveis, isso é muita coisa. É preciso um grande esforço para pensar nisso e os livros ajudam a pensar fora da caixa”, destacou.

Já na programação geral, o encontro com a escritora portuguesa Joana Bértholo reuniu o público no auditório Barbosa Lessa, do Espaço Força e Luz. Com a mediação do professor da PUCRS e especialista em literatura portuguesa, Paulo Ricardo Kralik, a autora de Ecologia (editora Dublinense, 2022), comentou sobre o seu mais novo livro – Natureza Urbana_ (editora Dublinense, 2023) – e a relação com o Brasil. “A cultura brasileira em geral é muito preponderante em Portugal. Eu ouço Chico Buarque, já li Jorge Amado, com Gabriela, Cravo e Canela, Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, também Clarice Lispector. De alguma forma, esses artistas contribuíram para a minha ponte com o Brasil”, disse. Para a escritora premiada internacionalmente, é preciso investir no conhecimento mútuo entre as literaturas portuguesa e brasileira. A participação de Joana teve o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília.

Exposição autorias promove bate-papo

Nos dias 11 e 22 de novembro, o Espaço Cultural dos Correios, localizado na Rua Sete de Setembro, 1020, realizará o evento ‘Autorias em Dupla’, em que os artistas vão revelar como foi o processo criativo para criarem as obras que estão na exposição de arte. O local homenageia diversos autores que são referência da literatura gaúcha e nacional. No dia 11 de novembro, sábado, o bate-papo tem previsão de começar às 11h; no dia 22, quarta-feira, será a partir das 17h.

A 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre ocorre até o dia 15 de novembro. O patrono deste ano é o escritor e cineasta Tabajara Ruas. Serão realizadas ao longo dos dias 650 sessões de autógrafos, sendo 46 coletivas e 604 individuais, 15 oficinas de literatura e escrita, 155 palestras na área geral e mais de 200 atividades na programação infantil e juvenil. Mais detalhes estão no site https://feiradolivro-poa.com.br.

Sobre a Feira

A 69ª Feira do Livro de Porto Alegre conta com o patrocínio Master da Vero (Banrisul Pagamentos) e Petrobras — patrocinadora do Espaço Petrobras Carlos Urbim. Patrocínio de Gerdau, Prefeitura de Porto Alegre, Grupo Zaffari, Sulgás, Correios, Governo Federal e Caixa. Parceiro de tecnologia: RL Net e Procempa Correalização: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Apoio Institucional Sebrae e Câmara Municipal de Porto Alegre. Media Partners: Eletromidia Apoio Especial: SZ Working, Assembleia Legislativa do RS, Nescafé e Skeelo., Apoio Cultural: Banco dos Livros, Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, ESPM, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Instituto Goethe, NORLA, Embaixada da Noruega, Senado Federal, Panvel, Versa Partner, Kodex, FNDE, Master Hoteis, CEEE Equatorial, Bibliex, Bringer e Espaço Força e Luz. Espaço cedido: Espaço Cultural Correios, Memorial do RS.

Foto: Eduardo Fernandes/Feira do Livro