Feira do Livro de Porto Alegre dá início à edição comemorativa de 70 anos de história
Abertura oficial do evento contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes
A abertura oficial da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre, realizada no final da tarde desta sexta-feira (01), no Espaço Petrobras Carlos Urbim, marcou o início de uma programação especial e comemorativa. A solenidade contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes. O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, em seu discurso, destacou a importância desta edição para a retomada do setor livreiro, que foi fortemente atingido pela enchente de maio deste ano.
“Esse é o momento de reafirmar a nossa solidariedade com os colegas do livro que tiveram agravadas as suas atividades. É também um momento de gratidão aos meus colegas da Câmara do Livro que não mediram esforços para a realização desta feira”, reforça Ledur.
O patrono desta edição da Feira do Livro, o escritor gaúcho Sérgio Faraco, recebeu das mãos de Tabajara Ruas, patrono da edição anterior, a chave dourada, que simboliza a honraria cultural.
Visitantes prestigiaram o primeiro dia
O primeiro dia da Feira do Livro de Porto Alegre atraiu muitos visitantes que prestigiaram a programação. Desde as 10 horas, quando as bancas abriram, os leitores já circulavam pela Praça da Alfândega para conferir as novidades do mercado literário. Ao todo, são 72 bancas de livros: 62 localizadas na área geral e 10 na área infantil e juvenil.
Com o tema “O tempo passeia por aqui”, essa edição conta com uma programação especial com mais de mil atividades culturais para todos os públicos. Neste ano, quase dois mil autores devem passar pela Feira do Livro e participar de mais de 700 sessões de autógrafos individuais ou coletivas. Na área infantil e juvenil, são 45 escritores nacionais e 44 gaúchos. Já na programação para os adultos, serão 270 escritores gaúchos, 29 nacionais e 13 autores internacionais.
Entre as atividades, os visitantes poderão prestigiar encontros com autores, oficinas literárias, saraus, além de uma programação de música, shows e teatro. A programação pode ser conferida no site https://feiradolivro-poa.com.br/
Ministra da Cultura participa de lançamento de projeto literário
Um dos destaques do primeiro dia, foi o lançamento do programa “Território da Escrita”, no sala Ipê, do Centro Cultural da UFRGS. O evento contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do secretário de Formação, Livro e Leitura, Fabiano Piúba. O projeto tem como objetivo formar novos escritores e escritoras no país. A ação conta com um amplo programa de formação básico e gratuito em escrita literária. Serão selecionados 100 alunos, a partir do projeto, para concluir uma obra literária. “A importância desse curso é mostrar que todos são capazes de serem grandes escritores, além de promover a bibliodiversidade”, afirmou a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
A 70ª Feira do Livro de Porto Alegre vai até o dia 20 de novembro, com programação diária, sempre das 10h até às 20h.
Sobre a Feira
A Feira do Livro de Porto Alegre é realizada pela Câmara Rio-Grandense e conta com o patrocínio Master do Banrisul, banco oficial da Feira do Livro e da Petrobras – patrocinadora do Teatro Petrobras Carlos Urbim. Patrocínio: Gerdau, Grupo Zaffari, CEEE Grupo Equatorial, Caixa e Sulgás. Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre, SZ Working e Senado Federal. Parceiro de tecnologia: RL Net e Procempa. Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Media Partners: Eletromidia. Apoio Cultural: Edições Câmara, Assembleia Legislativa do RS, Banco dos Livros, Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, ESPM, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Embaixada da Suécia, Prefeitura de Guaíba, Panvel, Versa, Partner, Kodex, Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Master Hotéis, Cisne Branco e Espaço Força e Luz. Apoio institucional: Feevale, Bibliex, Uniritter, BRDE e Aliança Francesa. Estado convidado: Estado da Paraíba. Espaço cedido: Clube do Comércio, Espaço Cultural dos Correios e Memorial do RS.