de 1º a 20 de
Novembro de 2024
Horário de funcionamento: 10h às 20h
Praça da Alfândega - Porto Alegre - RS

Obra e trajetória de Sérgio Faraco são celebradas na Feira do Livro de Porto Alegre

Confira a participação do patrono nas atividades da 70ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre

Patrono da 70ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, Sérgio participará de quatro atividades especiais ao longo do evento — que começa nesta sexta, 1º de novembro, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico. No sábado (2), uma oficina ministrada pela professora e crítica literária gaúcha Léa Masina celebra a obra e a representatividade de Faraco. Já no domingo (3), o homenageado convida Masina e Sergius Gonzaga, escritor e professor de literatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para um bate-papo sobre sua carreira e produção literária, oferecendo ao público uma visão íntima e particular do seu processo criativo.

Prolífico tradutor da literatura latino-americana, notadamente a uruguaia, Faraco participa no dia 14 de mesa com a professora e pesquisadora Andrea Kahmann e com o tradutor Sérgio Karam. A conversa pretende abordar a atuação do patrono como escritor-tradutor e iniciador de diversos projetos de tradução e antologização, destacando seu papel para a renovação do sistema literário gaúcho e brasileiro por meio da importação de modelos, temas e ideias.

O documentário Mario Arregui & Sergio Faraco – amizade sem fronteiras, dirigido por Rafael Valles e com locuções de Nelson Diniz e Roberto Carnaghi, será exibido no dia 19 de novembro, no Auditório Barbosa Lessa – Espaço Força e Luz, às 17h30. O filme trata do processo de tradução dos contos do escritor uruguaio Mario Arregui — realizado por Faraco —, além de falar sobre a profunda amizade entre eles, ao longo das cartas que trocaram nos anos 1980. Após a projeção, será realizado um bate-papo com Faraco e com Valles.

Marcada pela retomada do setor livreiro, fortemente impactado pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio deste ano, a Feira do Livro acontece até o dia 20 de novembro, na Praça da Alfândega. Todas as atividades da Feira são gratuitas.

Confira as atividades do patrono:

2/11 – Oficina Homenagem – Sergio Faraco: um escritor universal e necessário, com Léa Masina

A obra literária de Sérgio Faraco, sua representatividade no conjunto da literatura gaúcha e da brasileira. A qualidade literária de contos, crônicas e ensaios. A tradução dos autores sul-americanos: um regionalismo peculiar. O memorialismo ressuscitado e a importância literária e histórica de Digno é o cordeiro.

Onde: Auditório Barbosa Lessa – Espaço Força e Luz – Rua dos Andradas, 1223 Hora: 14h

● 3/11 – Sergio Faraco: trajetória e obra literária, com Sergio Faraco, Léa Masina e Sergius Gonzaga

O Patrono da Feira do Livro, Sérgio Faraco, convida os amigos para uma conversa descontraída sobre sua carreira e produção literária. Suas influências, desafios e a paixão que guia sua obra, oferecendo ao público uma visão íntima de seu processo criativo.

Onde: Sala Noé de Mello Freitas – Espaço Força e Luz – Rua dos Andradas, 1223 Hora: 16h30

● 14/11 – Sergio Faraco, escritor-tradutor, com Andrea Kahmann e Sergio Karam

Para além de sua celebrada trajetória de escritor, Sergio Faraco é um prolífico tradutor da literatura latino-americana, notadamente a uruguaia. Esta mesa propõe discutir sua atuação como escritor-tradutor e iniciador de diversos projetos de tradução e antologização, destacando seu papel para a renovação do sistema literário gaúcho e brasileiro por meio da importação de modelos, temas e ideias.

Onde: Sala O Retrato – Espaço Força e Luz – Rua dos Andradas, 1223 Hora: 14h

● 19/11 – Documentário Mario Arregui & Sergio Faraco – amizade sem fronteiras, com Sergio Faraco e Rafael Valles

Dirigido por Rafael Valles, com locuções de Nelson Diniz e Roberto Carnaghi, o filme aborda o processo de tradução dos contos do escritor uruguaio Mario Arregui – realizado por Sergio Faraco –, assim como a profunda amizade entre eles, ao longo das cartas que mantiveram entre 1981 a 1985. Após a projeção do filme, será realizado um bate-papo com Sergio Faraco e Rafael Valles.

Onde: Auditório Barbosa Lessa – Espaço Força e Luz – Rua dos Andradas, 1223 Hora: 17h30

Quem é Sérgio Faraco

Nascido em Alegrete, em 1940, viveu por dois anos na União Soviética entre 1963 e 1965, quando cursou o Instituto Internacional de Ciências Sociais, em Moscou. O escritor também é formado em Direito. Ao longo da sua trajetória literária, Faraco acumula prêmios e reconhecimentos pelos seus contos, memórias, crônicas e obras de ficção. Em 1988, com a obra A dama do Bar Nevada, conquistou o Prêmio Galeão Coutinho, reconhecido pela União Brasileira de Escritores como o melhor volume de contos lançado no Brasil no ano anterior. Alguns anos depois, em 1994, com A lua com sede, recebeu o Prêmio Henrique Bertaso de melhor livro de crônicas. Nos anos de 1995, 1996 e 2001, foi agraciado com o Prêmio Açorianos de Literatura, principal premiação cultural da capital gaúcha. Em 2008 recebeu a Medalha Cidade de Porto Alegre, como homenagem da prefeitura da capital.

Sobre a Feira

A Feira do Livro de Porto Alegre é realizada pela Câmara Rio-Grandense e conta com o patrocínio Master do Banrisul, banco oficial da Feira do Livro e da Petrobras – patrocinadora do Teatro Petrobras Carlos Urbim. Patrocínio: Gerdau, Grupo Zaffari, CEEE Grupo Equatorial, Caixa e Sulgás. Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre, SZ Working e Senado Federal. Parceiro de tecnologia: RL Net e Procempa. Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Media Partners: Eletromidia. Apoio Cultural: Edições Câmara, Assembleia Legislativa do RS, Banco dos Livros, Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, ESPM, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Embaixada da Suécia, Prefeitura de Guaíba, Panvel, Versa Partner, Kodex, Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Master Hotéis, Cisne Branco e Espaço Força e Luz. Apoio institucional: Feevale, Bibliex, Uniritter, BRDE e Aliança Francesa. Estado convidado: Estado da Paraíba. Espaço cedido: Clube do Comércio, Espaço Cultural dos Correios e Memorial do RS.