de 27 de outubro a
15 de novembro de 2023
Horário de funcionamento: 10h às 20h
Praça da Alfândega - Porto Alegre - RS

Primeiro fim de semana de Feira do Livro de Porto Alegre já registra grande movimento

Organização do evento estima que 1,5 milhão de pessoas passem pela Praça da Alfândega até o dia 15 de novembro

O domingo ensolarado (29) em Porto Alegre contribuiu para que a Feira do Livro registrasse um alto público. O primeiro fim de semana da 69ª edição do evento literário teve destaque para atividades envolvendo o público infantil e geral.

Um dos atrativos da programação do dia foi o evento com o escritor e cineasta Tabajara Ruas, patrono desta edição. O encontro celebrou e homenageou as obras de Ruas no campo da literatura e da sétima arte, com a presença da escritora Hilda Simões Lopes, da escritora e roteirista, Leticia Wierzchowski e do professor de literatura Sérgius Gonzaga no auditório Barbosa Lessa, no Espaço Força e Luz.

À tarde, o auditório do Memorial do Rio Grande do Sul foi palco para uma oficina com Leo Garcia sobre a atuação do roteirista. Garcia explicou ao público que a profissão tem diversas particularidades, mas que é apaixonado pelo o que faz. “A minha paixão em ser roteirista é poder viver outras vidas, essas possibilidades que o roteiro proporciona”, afirmou. O bate-papo com Garcia rendeu ainda dica aos que querem se aventurar na profissão. “Leiam muito. Não se faz roteiros bons sem ler, ler de tudo, de literatura a poema, aos livros mais técnicos”.

Na programação infantil e juvenil, um dos destaques ficou por conta do teatro Aladdin , apresentado no Espaço Petrobras Carlos Urbim. Com uma plateia lotada, a Cia. Ronald Radde divertiu o público com a montagem do clássico. No Território dos Parceiros da Feira/Caixa, o município de Rolante, da região metropolitana de Porto Alegre, trouxe para a Capital danças típicas gaúchas, com integrantes das invernadas mirim e juvenil do CTG Passo dos Tropeiros. Todos os espetáculos teatrais e culturais na Feira do Livro têm entrada gratuita.

A 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre ocorre até o dia 15 de novembro e a expectativa da organização do evento é repetir os bons números da edição passada, quando mais de 230 mil livros foram vendidos e 1,5 milhão de pessoas passaram pela praça. Serão realizadas 650 sessões de autógrafos, sendo 46 coletivas e 604 individuais, 15 oficinas de literatura e escrita, 155 palestras na área geral e mais de 200 atividades na programação infantil e juvenil. Mais detalhes podem ser vistos no no site https://feiradolivro-poa.com.br/.

Festival do Japão

Uma atração que chamou atenção do público neste domingo foi o Festival do Japão na Feira do Livro. As atividades se concentraram na Arena Jovem Banrisul Vero. Pela manhã, o grupo Wakai-RS apresentou a dança Soran Bushi, uma das mais tradicionais dos japoneses. Houve ainda uma contação de histórias e apresentação de karatê.

Mais destaques

O bate-papo com as médicas norueguesas Ellen tøkken Dahl e Nina Brochmann autoras de Viva a Vagina (Cia das Letras, 2017), levantou o debate sobre questões de saúde sexual. As profissionais já trabalharam com acompanhamento e aconselhamento de jovens e refugiados. O encontro foi mediado pela escritora e ativista Monique Prada.

O ex-jogador, empresário e palestrante Paulo César Tinga e o comunicador do Grupo RBS Luciano Potter, fizeram um questionamento ao público no Espaço Petrobrás Carlos Urbim: Você já se perguntou se a sorte é real ou simplesmente uma ilusão? Tinga está lançando o livro Chamando a Atenção da Sorte (Editora Vitrola, 2023), com sessão de autógrafos marcada para às 19h.

Na vitrine de lançamentos, a temática LGBTQIAP+ esteve em foco. O historiador, museólogo e produtor cultural, Leonardo Vieira, o historiador Caio Tedesco e a doutora em história Lauri Miranda falaram sobre os acervos e referências do Museu da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo, em que diferentes perspectivas sobre o tema são colocadas no território brasileiro.

Sobre a Feira

A 69ª Feira do Livro de Porto Alegre conta com o patrocínio Master da Vero (Banrisul Pagamentos) e Petrobras — patrocinadora do Espaço Petrobras Carlos Urbim. Patrocínio de Gerdau, Prefeitura de Porto Alegre, Grupo Zaffari, Sulgás, Correios, Governo Federal e Caixa. Parceiro de tecnologia: RL Net e Procempa Correalização: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Apoio Institucional Sebrae e Câmara Municipal de Porto Alegre. Media Partners: Eletromidia Apoio Especial: SZ Working, Assembleia Legislativa do RS, Nescafé e Skeelo., Apoio Cultural: Banco dos Livros, Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, ESPM, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Instituto Goethe, NORLA, Embaixada da Noruega, Senado Federal, Panvel, Versa Partner, Kodex, FNDE, Master Hoteis, CEEE Equatorial, Bibliex, Bringer e Espaço Força e Luz. Espaço cedido: Espaço Cultural Correios, Memorial do RS.