de 27 de outubro a
15 de novembro de 2023
Horário de funcionamento: 10h às 20h
Praça da Alfândega - Porto Alegre - RS

Público lota Praça da Alfândega antes do último fim de semana de Feira do Livro

Programação nos próximos dias segue gratuita, com palestras, oficinas e contações de histórias

O dia agradável e com temperaturas amenas fez com que a Feira do Livro novamente ficasse lotada de leitores. Em uma sexta-feira (10) em que a Praça teve diversas atrações, a expectativa dos livreiros é repetir os bons números já registrados. Dados da Câmara Rio-Grandense do Livro, entidade que promove a Feira, mostram que em 10 dias de evento, mais de 116 mil livros já foram vendidos.

Uma das atrações que movimentou a Praça foi o Zé Gotinha, personagem brasileiro que representa o Sistema Único de Saúde (SUS) e as campanhas de vacinação. O Gotinha participou de uma atividade no Quintal das Histórias/Sulgás e depois passeou pela Praça distribuindo um livro em sua homenagem.

Escrito por Darlan Manoel Rosa, Zé Gotinha, herói nacional (editora do Ministério da Saúde, 2023) narra a história do personagem, que foi idealizado pelo próprio Darlan. O autor e o homenageado realizaram uma sessão de autógrafos na sede da superintendência da pasta no Rio Grande do Sul. A obra segue à disposição dos visitantes da Feira no estande do Ministério, localizado em frente ao Memorial do Rio Grande do Sul.

Na programação geral, dois destaques marcaram a sexta-feira. O poeta, jornalista, cronista e patrono da edição de 2021 da Feira, Fabrício Carpinejar, lotou o auditório Barbosa Lessa, do Espaço Força e Luz, para uma oficina sobre os fundamentos da crônica.

Carpinejar explicou que o texto de crônica, embora esteja em um jornal, não é uma reportagem, já que os dois tipos de texto possuem características diferentes. Para ele, a crônica é “um texto confessional, em que o autor se expõe e pode falar sobre quem ele é, mostrando imperfeições”.

O outro destaque ficou por conta do painel “quem está escrevendo hoje em Porto Alegre: um panorama da nova literatura”, com os escritores Camila Maccari, Fred Linardi, Marília Santos Kruguer e Nathallia Protazio. O encontro teve a mediação de Paulo Roberto Farias. O grupo iniciou a roda de conversa comentando se o lugar em que nasceram e vivem, especialmente a Capital, teve impacto de alguma forma nas suas escritas. Motivo de inspiração quase todos, a influência de Porto Alegre – e de outras cidades – é destacada por todos como algo inerente. “O ambiente externo é necessário para que eu possa escrever, sou afetado pelo ambiente”, frisou Linardi.

Exposição autorias promove bate-papo

Amanhã (11), o Espaço Cultural dos Correios, localizado na Rua Sete de Setembro, 1020, realizará o evento ‘Autorias em Dupla’, em que os artistas vão revelar como foi o processo criativo para criarem as obras que estão na exposição de arte. O local homenageia diversos autores que são referência da literatura gaúcha e nacional. O bate-papo tem previsão de começar às 11h deste sábado; no dia 22, quarta-feira, será a partir das 17h.

A 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre ocorre até o dia 15 de novembro. O patrono deste ano é o escritor e cineasta Tabajara Ruas. Serão realizadas ao longo dos dias 650 sessões de autógrafos, sendo 46 coletivas e 604 individuais, 15 oficinas de literatura e escrita, 155 palestras na área geral e mais de 200 atividades na programação infantil e juvenil. Mais detalhes estão no site https://feiradolivro-poa.com.br.

Sobre a Feira

A 69ª Feira do Livro de Porto Alegre conta com o patrocínio Master da Vero (Banrisul Pagamentos) e Petrobras — patrocinadora do Espaço Petrobras Carlos Urbim. Patrocínio de Gerdau, Prefeitura de Porto Alegre, Grupo Zaffari, Sulgás, Correios, Governo Federal e Caixa. Parceiro de tecnologia: RL Net e Procempa Correalização: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Apoio Institucional Sebrae e Câmara Municipal de Porto Alegre. Media Partners: Eletromidia Apoio Especial: SZ Working, Assembleia Legislativa do RS, Nescafé e Skeelo., Apoio Cultural: Banco dos Livros, Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, ESPM, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Instituto Goethe, NORLA, Embaixada da Noruega, Senado Federal, Panvel, Versa Partner, Kodex, FNDE, Master Hoteis, CEEE Equatorial, Bibliex, Bringer e Espaço Força e Luz. Espaço cedido: Espaço Cultural Correios, Memorial do RS.