de 27 de outubro a
15 de novembro de 2023
Horário de funcionamento: 10h às 20h
Praça da Alfândega - Porto Alegre - RS

Sábado de sol atrai grande público e garante boas vendas na Feira do Livro

Programação gratuita também movimentou a Praça da Alfândega; bancas são abertas às 10h todos os dias

Depois de uma sexta-feira chuvosa, o sol fez com que a Feira do Livro ficasse bem movimentada neste sábado (4). Mesmo com ventania, os visitantes aproveitaram o tempo firme e lotaram os corredores das bancas na Praça da Alfândega. O aumento nas vendas reforçou o otimismo dos livreiros.

E não foram só os estandes que lotaram. O Espaço Petrobras Carlos Urbim teve a capacidade máxima esgotada para o encontro com os escritores Eduardo Spohr, Affonso Solano e Gilson Luis da Cunha. O trio falou sobre a criação e a recriação de mundos na literatura de fantasia. Com a participação dos visitantes, uma história foi construída. As sugestões da plateia provocaram gargalhadas em quem participou da atividade. Os espectadores ajudaram a montar o cenário, o enredo e, por fim, o título: Bahnana. O pano de fundo da trama foi a Guerra dos Farrapos (1835 – 1845), com uma mistura de velho oeste, meteoritos e macacos voadores gigantes. Depois do brainstorming coletivo, os autores conversaram com o público sobre as suas referências na literatura e trajetórias profissionais.

O auditório Barbosa Lessa, do Espaço Força e Luz, foi palco para dois destaques da programação do dia. Um deles foi o bate-papo com a jornalista Luciana Barreto, a pesquisadora e ativista Winnie Bueno e a socióloga e escritora Simone Mello. Com o tema “Desconstruindo racismo nas mídias sociais e em todo lugar, o tempo todo, de forma exaustiva”, as autoras debateram a luta antirracista e mergulharam nas profundezas das injustiças raciais, expondo preconceitos sistêmicos e inspirando a mudança.

O outro destaque foi com a escritora, roteirista, atriz, bailarina e ativista social Tereza Cárdenas. A cubana participou de um bate-papo mediado pela professora e ativista do movimento negro Marieta dos Santos da Silveira. No painel, Cárdenas expôs mais detalhes da sua obra Meu avô Tatanene (editora de cultura, 2023), que aborda a relação de afeto entre o avô quilombola e a sua neta em história sobre ancestralidade.

Área infantil

O sábado também foi marcado por intensa participação infantil. Foram cinco contações de histórias no Quintal das Histórias Sulgás. E teve ainda sessões de autógrafos de livros feitos por alunos de escolas.

Sobre a Feira

Sobre a Feira
A 69ª Feira do Livro de Porto Alegre conta com o patrocínio Master da Vero (Banrisul Pagamentos) e Petrobras — patrocinadora do Espaço Petrobras Carlos Urbim. Patrocínio de Gerdau, Prefeitura de Porto Alegre, Grupo Zaffari, Sulgás, Correios, Governo Federal e Caixa. Parceiro de tecnologia: RL Net e Procempa Correalização: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Apoio Institucional Sebrae e Câmara Municipal de Porto Alegre. Media Partners: Eletromidia Apoio Especial: SZ Working, Assembleia Legislativa do RS, Nescafé e Skeelo., Apoio Cultural: Banco dos Livros, Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, ESPM, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Instituto Goethe, NORLA, Embaixada da Noruega, Senado Federal, Panvel, Versa Partner, Kodex, FNDE, Master Hoteis, CEEE Equatorial, Bibliex, Bringer e Espaço Força e Luz. Espaço cedido: Espaço Cultural Correios, Memorial do RS.