Último domingo de Feira do Livro é marcado por diversas atividades culturais
Programação segue até a próxima quarta (20) na Praça da Alfândega
Nem mesmo o calor intenso deste domingo (17) afastou os leitores da Praça da Alfândega que vieram prestigiar as atividades da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre. Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a programação promoveu um bate-papo com a escritora Ludmilla Lis.
A conversa foi mediada pela escritora e musicista, Lilian Rocha, curadora de Literatura e Cultura Negra da Feira. Na oportunidade, Ludmilla falou sobre a sua história, origens e algumas situações que enfrentou por ser uma mulher preta. Questões que também estão no seu livro Vozes de Mulheres Negras (2024), fruto de sua dissertação e, também, do desejo da escritora de refletir sobre o sexo feminino racializado no mundo inteiro.
“Escrevo sobre uma coisa que eu entendo e que me atinge, quero falar como esse racismo vai destruindo as nossas chances de viver bem”, destacou Ludmilla ao expor sobre o que a motivou na escolha do tema.
Ludmilla é mestre em Relações Étnico-Raciais, pesquisadora nas áreas de Estudos Culturais e Análise do Discurso, com foco na desconstrução de narrativas de dominação e na promoção da literatura afrodescendente e negra. Também é ativista social, faz parte de movimentos pela defesa dos direitos das mulheres negras, ações afirmativas e bem-viver.
História da literatura no Rio Grande do Sul
Ainda na programação deste domingo, o renomado escritor e professor de literatura, Luís Augusto Fischer, que tem participado de diversas atividades na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre, lançou a obra História da Literatura no Rio Grande do Sul.
O livro destaca as produções literárias no Estado, desde o seu início até o momento atual. Trata-se de uma obra coletiva, com a participação de 80 colaboradores, dividida em seis volumes.
Luis Fernando Veríssimo – O Filme
O documentário que conta sobre a vida e a extensa obra do autor porto-alegrense, Luis Fernando Veríssimo, foi lançado neste domingo (17), no Auditório Barbosa Lessa. Com roteiro e direção de Luzimar Stricher, o longa-metragem Luis Fernando Veríssimo – O Filme foi produzido ao longo de dez anos.
Da infância as características mais marcantes do autor — o humor, a versatilidade e a autoria de crônicas, romances, músicas e cartum — aparecem na produção. As histórias ganham vida na voz de grandes personalidades da cultura brasileira, tais como: Jô Soares, Jorge Furtado, Zuenir Ventura e Chico e Paulo Caruso.
Sobre a Feira
O evento é realizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro e ocorrerá entre os dias 1º e 20 de novembro. O patrono desta edição é o escritor Sergio Faraco. A 70ª Feira do Livro de Porto Alegre conta com o patrocínio Master do Banrisul, banco oficial da Feira do Livro e da Petrobras – patrocinadora do Teatro Petrobras Carlos Urbim. Patrocínio de Gerdau, Grupo Zaffari, Ceee Equatorial, Caixa e Sulgás. Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre, SZ Working e Senado Federal. Parceiro de tecnologia: RL Net e Procempa. Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Media Partners: Eletromidia. Apoio Cultural: Edições Câmara, Assembleia Legislativa do RS, Banco dos Livros, Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, ESPM, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Embaixada da Suécia, Prefeitura de Guaíba, Panvel, Versa Partner, Kodex, Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Master Hotéis, Cisne Branco e Espaço Força e Luz. Apoio institucional: Feevale, Bibliex, Uniritter, BRDE e Aliança Francesa. Estado convidado: Estado da Paraíba. Espaços cedidos: Clube do Comércio, Espaço Cultural dos Correios, Memorial do RS, auditório do SindBancarios, auditório da Livraria Paulinas e Biblioteca Pública do Estado.